Fátima é uma cidade que pertence ao concelho de Ourém, situada em pleno Maciço Calcário Estremenho, nos contrafortes da Serra de Aire, a cerca de 300 metros acima do nível do mar. O seu clima é caracterizado por alta pluviosidade (cerca de 1.400 mm de média anual), verões quentes e secos.
As formações das Serras de Aire e Candeeiros conferem-lhe uma paisagem árida, um solo rochoso e calcário onde só a azinheira, o carvalho português, o medronheiro, o sanguinho ou zanguinho, a figueira e a oliveira, conseguem resistir às condições adversas que o clima e território apresentam.
Existe o regime de minifúndio (cerrado) - courelas delimitadas por paredes de pedra solta. Podem ver-se ainda outras formações naturais, típicas da região: dolinas, uvalas, polje (Polje de Minde - Mata).
A sua estrutura tipicamente cársica determina a existência de algares, grutas com estalactites e estalagmites, bem assim como campos de lapiez.
A Freguesia de Fátima foi fundada em 1568, após a sua desagregação da Colegiada de Ourém. Até 1917, Fátima era uma aldeia desconhecida que nasceu num descampado, voltada para a pastorícia e para a agricultura de sequeiro. Tornou-se mundialmente conhecida pelas aparições marianas aos três pastorinhos (Lúcia, Francisco Marto e Jacinta Marto) que aí tiveram lugar entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917.
Cerca de um quilómetro de Fátima, fica Aljustrel, a pequena aldeia onde nasceram os três pastorinhos. Para ocidente, próximo de Aljustrel, ergue-se a Loca do Cabeço, minúsculo aglomerado de rochas onde, em 1916, o Anjo apareceu, duas vezes, aos três pastorinhos.
Ourém
Santarém
Nossa Senhora dos Prazeres
71.29 Km2
13 224 habitantes
(censo de 2021)